EQUIPE GESTORA

EQUIPE GESTORA

Célia Regina Bufalo Bettini
(Diretora)
Ione Gustavo Pratti (Coordenadora Pedagógica)

Horário de Atendimento da Secretaria

Manhã - 8 às 10 horas
Tarde - 14 às 16 horas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

“COMEMORANDO A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”

            Nesta quinta-feira (24/11), Nossa Escola em comemoração a Semana da Consciência Negra, foi presenteada com uma dança de origem Africana, interpretada brilhantemente pelos alunos da EMEF Padre Julio Prestes Holtz.
            Uma das importâncias da Dança Afro é o fato dos jovens trocarem a ociosidade por uma atividade cultural e esportiva. A busca da identidade, tanto pessoal quanto coletiva, e a constante educação cultural que a Dança Afro promove são contribuições agregadas a essa arte. Fisicamente, além da destreza e do conhecimento corporal, o aprimoramento da coordenação motora leva às buscas pela linguagem e pelos limites do corpo.
            Agradecemos aos Gestores e aos alunos da Escola Padre Julio, que proporcionaram este importante momento de aprendizagem à nossas crianças.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Teatro da Dengue agita e conscientiza alunos de nossa escola.

Hoje recebemos o Teatro sobre a Dengue em nossa escola!!
Foi muito legal, aprendemos como fazer para acabar com o mosquito através da música:

FAÇA A DENGUE SUMIR

  
 2 VEZES

SE VOCÊ AGIR      -     A DENGUE VAI SUMIR

SE VOCÊ  LIMPAR    -      A DENGUE VAI ACABAR

SE VOCÊ AGIR E LIMPAR  -  A DENGUE VAI ACABAR

SE VOCÊ AGIR E LIMPAR -  A DENGUE VAI ACABAR




AJA SEM DEMORA   -   ANTES QUE CHEGUE O VERÃO

COMBATER A DENGUE   - VAI SER A  NOSSA AÇÃO  

SEMPRE NA ESCOLA  OU      NO SEU LAR

QUERO VER VOCÊ   COM A DENGUE ACABAR

  
 2 VEZES

SE VOCÊ AGIR      -     A DENGUE VAI SUMIR

SE VOCÊ  LIMPAR    -      A DENGUE VAI ACABAR

SE VOCÊ AGIR E LIMPAR  -  A DENGUE VAI ACABAR

SE VOCÊ AGIR E LIMPAR - A DENGUE VAI ACABAR




AJA SEM DEMORA   -   ANTES QUE CHEGUE O VERÃO

COMBATER A DENGUE  VAI SER A  NOSSA AÇÃO  

SEMPRE NA ESCOLA    OU      NO SEU LAR

QUERO VER VOCÊ    COM A  DENGUE ACABAR




SE VOCÊ  AGIR E LIMPAR    -  A DENGUE VAI ACABAR


Aprenda a cantar com seu filho, o ritmo da música é: Se você quer sorrir com Patati - Patatá


Parabéns à Equipe da Vigilância Epidemiológica que organizou este BRILHANTE TEATRO!!!!!




sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Como agir no dia a dia escolar para deixar seu filho à vontade para se desenvolver

Estimule o Aprendizado
  • Lembre-se de que a Educação Infantil é um espaço de desenvolvimento e de muita aprendizagem;
  • Entenda como a escola estimula seu filho e o que esperar em cada fase de seu desenvolvimento. Acompanhe-o em cada etapa de perto;
  • Saiba que a escola é um espaço de aprendizado coletivo, não anseie por um atendimento exclusivo, mas, sim, individualizado;
  • Reconheça e valorize cada conquista de autonomia de seu. Nunca o reprima ou castigue em caso de falha ou regressão;
  • Respeite o ritmo de seu filho. Não compare com irmãos ou amigos;
  • A professora não disputa o afeto da criança com a mãe. A criança entende perfeitamente quem é a mãe dela e seu papel imprescindível na sua vida"
Vânia de Almeida Salek, pedagoga.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O PODER DO "NÃO" PARA SEU FILHO

          Como é difícil acreditar que o procedimento de poda é necessário para que a árvore cresça forte e saudável! Quando nos colocamos a cortar aqueles galhos verdes e viçosos, resistimos, como se algum dano estivéssemos causando à planta, como se a estivéssemos machucando. Ao educar as nossas crianças, nos deparamos com situação semelhante. Sabemos que dizer o não é preciso e necessário, mas por vezes o amor é tanto, o desejo de que aquele pequeno seja feliz é tão forte, que cedemos o que não poderíamos ceder, deixamos o que não deveríamos deixar.
Só quem é mãe ou pai sabe o quanto exige dizer não para um filho. Por isso precisamos nos armar com a consciência do poder construtivo do não, e do quanto este não que aplicamos na educação dos nossos filhos irá plantar a semente da felicidade que tanto desejamos para o seu futuro. Não se trata, porém, de um não indiscriminado, usado como uma técnica ou uma regra educacional. A pedagogia do não prega a presença e a força como base que fundamenta toda prática educativa. Para que possamos criar nossos filhos saudáveis e fortes, precisamos primeiramente apresentar estas condições em nossas próprias vidas.
Não podemos mais tomar o caminho mais fácil por mais que as justificativas para tal estejam sempre ao nosso alcance. Nos justificamos pelo excesso de trabalho, pelo pouco tempo que temos com eles. Quantas vezes nos baseamos nestas desculpas para deixar o não de lado e priorizar o sim, quando sabemos que negar é o certo e o melhor que deveríamos fazer.
Visando o desenvolvimento dos pequenos
Mas falar que devemos dizer não é fácil, por isso é preciso que tenhamos a ousadia de olhar a raiz desta situação, que se encontra na distorção dos valores de uma sociedade. O valor no prazer, na alegria fácil, no imediatismo, no materialismo exagerado, priva da força essencial um ser em desenvolvimento. O não só tem sentido quando os valores estão no fortalecimento e na confiança plena na capacidade de um ser humano. Precisamos assumir nosso papel como educadores, e o não é um instrumento primordial deste trabalho a que nos propomos quando estamos diante de uma criança. Não podemos jamais fugir a esta responsabilidade, pois dela depende não só o futuro dos nossos filhos, mas de toda humanidade.
Pense muito bem antes de dizer um não, pois quanto mais nova a criança, mais grave é reconsiderar uma negativa.
Dicas para conseguir impor limites na educação dos filhos
Confie na natureza do seu filho, ele é mais forte e mais capaz do que você imagina, por isso não dramatize tanto o fato de ter que privá-lo de alguma coisa.
Dizer não com convicção e consciência do seu papel de educador é a principal ferramenta de um pai para a formação do caráter do seu filho.
Comece a perceber que negar o que precisa ser negado para o seu filho, é contribuir para o seu futuro, e para a sua felicidade.
Não se sinta culpado por negar algo a seu filho, pois o que ele precisa realmente é da sua força de pai, e não de todas os brinquedos e bugigangas do mercado.
Sobre a autora:
Mariliz Vargas é psicóloga, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha com Psicoterapia há mais de 20 anos. Recentemente, lançou o livro "A Sabedoria do Não", pela editora Rósea Nigrea.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Escola Araci realiza trabalho ambiental

Através do Projeto “Óleo Amigo”, estamos arrecadando óleo usado de cozinha e trocando por brindes confeccionados pelas professoras da Unidade.
Esse óleo arrecadado será transformado em biodiesel, através da parceria com a firma Coletas de Óleo Laranjal.
O Projeto já é sucesso, pois tanto as crianças quanto os pais já se conscientizaram da importância do destino correto para o óleo, e como recompensa, a cada 2 litros de óleo usado, eles acumulam pontos e trocam por brindes.
Isso mostra o papel fundamental que a escola exerce na construção de atitudes que sejam valiosas para o meio ambiente.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nossa Escola


            A construção da EMEII Professora Araci Pilon Grando, surgiu da necessidade de atender as vaga das crianças de 0 à 5 anos, moradoras do Bairro Di Napoli I e II. A escolha do nome de nossa Patrona, reporta a uma cidadã emérita que escreveu as primeiras páginas da Educação do município de Cerquilho.
            Em 1966, iniciou sua carreira docente na escola “mobral” no bairro São Francisco, cuidando com carinho e atenção dos adultos que não tiveram em idade correta a possibilidade de realizar seus estudos. Um ano depois, atuou como professora em escola do bairro Sônego.
            Nos anos subseqüentes, de 1968 a 1981, atuou em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino existentes na cidade, desempenhando, sempre, um trabalho primoroso no processo de ensino-aprendizagem das crianças do ensino fundamental.
            No início do ano de 1982, deu partida à sua carreira na área administrativa pedagógica, como Coordenadora Pedagógica de diversas Escolas, dentre elas as Escolas Lavínia Rodrigues Sanson e Professor João Toledo, de 1986 a 1991, quando foi convidada. No ano de 1992, na gestão do, então Prefeito, Octávio Pilon Filho, assumiu o cargo de Secretária Municipal de Educação.
            Araci findou sua carreira pedagógica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marina Bordenalle Pilotto Gaiotto, atuando como Coordenadora Pedagógica.
            Todavia, a professora que foi escolhida como patronesse desta Unidade Escolar, atuou em diversos outros segmentos sociais: foi Diretora Tesoureira do “Lar São José”; atuou dentro da comunidade católica cerquilhense, coordenando pastores e movimentos da igreja, bem como desempenhou magníficos trabalhos como domadora ativa do clube de serviço “Lions Club”.           
            A professora Araci faleceu no ano de 2009, e tudo fez para enaltecer o nome de Cerquilho, procurando sempre fazer o bem e ajudar os necessitados.
            Em suma, uma idealista, lutadora, digna de figurar como patronesse de uma das mais modernas ESCOLAS da cidade de Cerquilho.