EQUIPE GESTORA

EQUIPE GESTORA

Célia Regina Bufalo Bettini
(Diretora)
Ione Gustavo Pratti (Coordenadora Pedagógica)

Horário de Atendimento da Secretaria

Manhã - 8 às 10 horas
Tarde - 14 às 16 horas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Dia do Circo

Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
Os professores Marcelo, Marília, Margaret, Bárbara e Juliana do período da tarde promoveram uma interação com toda a escola montando um picadeiro e divertindo as crianças com várias brincadeiras e palhaçadas. FOI UMA TARDE DELICIOSA!








quarta-feira, 28 de março de 2012

“Baú Itinerante”

Na última sexta-feira nossa escola recebeu o “Baú Itinerante”, um Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que tem por objetivo criar condições para a leitura no contexto da escola, onde os alunos possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais através de uma leitura prazerosa.
As professoras Juliana (Maternal II B) e Margaret (Maternal II A) encenaram uma peça teatral, onde o Baú foi apresentado de forma lúdica e prazerosa deixando todos os alunos encantados.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Mordidas na Infância

Segundo Sigmund Freud, o estágio mais primitivo de desenvolvimento da criança é quando as necessidades, percepções e modos de expressão dela estão originalmente concentrados na boca, lábios, língua e outros órgãos relacionados com a zona oral. As crianças na idade oral ainda não verbalizam (falam,) com fluência e a linguagem do corpo acaba sendo mais eficaz. Nesta fase ela é egocêntrica, o que significa que imagina que o mundo funciona e existe por causa dela. Portanto, em sua concepção, tudo o que deseja deve ser prontamente atendido e, quando isso não ocorre... “Nhack.”
A mordida é uma das primeiras formas de relacionamento, seja pela disputa de objetos ou pela atenção; o que a criança deseja ao morder um amiguinho não é agredi-lo, mas sim obter de forma rápida algum objeto ou chamar atenção. Pais e educadores devem entender que a liberdade para a disputa é fundamental para o desenvolvimento humano, mas é claro que devem se empenhar para que esse comportamento seja controlado, incentivando a criança a utilizar sempre a linguagem verbal.
A passagem da fase acontece de forma gradativa, quando a criança sai do egocentrismo e começa a descobrir o prazer de brincar com o outro, quando se inicia o processo efetivo de socialização e conforme as crianças crescem, elas aprendem a controlar suas emoções e se expressar através da fala, deixando a mordida de lado. “O importante é que tanto a escola quanto os pais saibam usar este momento para ensinar á criança regras de convivência, entendendo que a mordida é reflexo de uma fase da infância e que faz parte do desenvolvimento dela”.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Inovando Ações

A partir deste ano a Escola Araci conta com mais um recurso pedagógico inovador, a Comissão de Projetos.
            Formada pelas professoras Bárbara da Paz Martins, Camila Prado Libanori, Cintia Lidiane Estanagel Teodoro, Patrícia Palma Juliani, Sandra Aparecida Rinaldi, Simone dos Santos Lima, sob a orientação da Coordenadora Pedagógica Nilma Aparecida de Deus Moya e supervisão da Diretora Célia Regina Búfalo Bettini.
            A Comissão de Projetos tem como objetivo analisar, comentar e acrescentar ações nos projetos existentes na Unidade Escolar, assim como elaborar novos projetos que envolvam o corpo discente, docente, família e comunidade, tornando um meio facilitador de aprendizado e conhecimento para todos os envolvidos.