EQUIPE GESTORA

EQUIPE GESTORA

Célia Regina Bufalo Bettini
(Diretora)
Ione Gustavo Pratti (Coordenadora Pedagógica)

Horário de Atendimento da Secretaria

Manhã - 8 às 10 horas
Tarde - 14 às 16 horas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

NOSSO AQUÁRIO

A nossa Escola recebeu a doação da Prof ª Solange da Pré - Escola um lindo aquário .... As crianças adoram chegar á escola e cumprimentar os encantadores peixinhos pelo qual já denominaram como AQUÁRIO GLUB GLUB .

Fica aqui o convite a todos que quiserem visitar nosso aquário !!

Segue abaixo dicas, fotos e curiosidades importantes sobre os benefícios que um Aquário pode trazer aos adultos e também ás  crianças.... Não deixem de ler!!!!








fotos e curiosidades importantes sobre os benefícios que um Aquário pode trazer aos adultos e também ás  crianças.... Não deixem de ler!!!!!


Aquarioterapia: observação que traz benefícios à saúde

Está estressado e ansioso? Além de contar até a dez e tentar relaxar, observe por alguns minutos um belo aquário de peixes. Isso mesmo: esta prática simples, chamada aquarioterapia, é mais uma aposta dos especialistas em saúde para combater esses e outros problemas ocasionados pela correria e agitação do mundo contemporâneo.
Pesquisas recentes indicam que a observação desse pequeno ecossistema pode trazer vários benefícios à saúde. Nas crianças, por exemplo, o aquário promove a noção de responsabilidade, cuidado, zelo, atenção, compromisso e organização. Já no adulto, além disso, ajuda na elaboração de lutos, nos processos depressivos e promove o alívio mental.
“Em ambos os casos, a troca afetiva entre o animal e seu dono que é o mais importante desta indicação”, explica a psicóloga Zaine Martins, do Núcleo do Ser Consultório de Psicologia.
O professor de educação física Erick Godinho Silva, 27, tem verdadeira paixão pelos peixes que cria, como filho, nos dois aquários que tem na sala de casa: um dos aquários tem 200 litros e um sofisticado sistema de oxigenação e filtragem, onde vivem apenas seis belos peixes de água doce da América do Sul. O outro tem 90 litros e algumas espécies africanas.
Sua adoração pelos peixes começou ainda na infância, quando passou a comprar peixes para cria-los na lagoa de um sitio da família. Teve aquário dos 10 aos 14 anos, mas a falta de informação não fez dele um bom criador.  Aos 26 anos quis se aventurar novamente e não se arrepende. Para ele, criar os peixes e observar seus aquários é uma terapia.
“Me dá muita tranquilidade e me sinto bem. Todos os dias paro para observa-los. Tenho uma relação de pai para filho com meus peixes. Durante minhas crises de sinusite, quando não consigo dormir, a sala é o meu refúgio. Basta deitar de frente para o aquário que tudo passa e o sono chega. É muito bacana”, disse.
O administrador de empresas Vanilson Ramos Gonçalves, proprietário da loja Eco Fish, no bairro Santa Terezinha, trabalha há oito anos com a venda de peixes e aquários. No entanto, a paixão pelo aquarismo existe há mais de vinte anos. O que iniciou como um hobby virou trabalho e hoje ele tem prazer em repassar os conhecimentos obtidos durante todo esse tempo a seus clientes. “É muito bom falar sobre esse pequeno ecossistema que é o aquário. Mas são poucas as pessoas que sabem algo sobre a aquarioterapia”, ressalta Gonçalves.
“A procura por aquários é cada dia maior. Mas somente parte dos clientes conhecem a aquarioterapia, devido a falta de informações sobre o assunto. Porém, todos reconhecem a importância e os benefícios que um aquário pode trazer para sua vida. Muitos psicólogos e psiquiatras recomendam às pessoas estressadas e ansiosas a manutenção de um aquário em casa”, explica.
Segundo o empresário, ter um aquário em casa hoje não é algo trabalhoso. Além de não exigir muito espaço, não causa sujeira, não toma tempo do dono e ainda traz beleza e tranquilidade ao ambiente.“Foi comprovado que observar o movimento de peixes e plantas em um aquário ajuda a relaxar, diminui o nível de stress e a pressão arterial, trazendo alívio mental”, disse.
A psicóloga Zaine Martins ressalta que não há na literatura científica nada a respeito da comprovação de benefícios clínicos obtidos por meio da contemplação de um aquário. No entanto, ela explica que o simples fato de a pessoa se “desligar” da correria do dia a dia, por alguns minutos, para observar algo diferente e belo como um aquário, traz resultados positivos contra o stress, depressão, ansiedade, entre outros problemas.
Em alguns casos do atendimento clínico psicoterápico, se faz necessário a indicação de se ter um animal de estimação, seja para crianças ou adultos em qualquer fase da vida. Observar um aquário nos coloca em um processo de meditação e silêncio. Neste sentido, podemos dizer que a aquarioterapia tem estes efeitos terapêuticos sobre as pessoas, porém sem confundir efeito terapêutico com efeito de cura clínica de um sintoma emocional”, ressalta Zaine.
 BENEFÍCIOS DO AQUÁRIO NAS CRIANÇAS
- Noção de responsabilidade e organização
- Desenvolvimento intelectual sobre ecologia, biologia, química e física
- Alivia o stress, relaxa, distrai e entretém
- Promove interação, diverti e proporciona prazer

Um comentário: