EQUIPE GESTORA

EQUIPE GESTORA

Célia Regina Bufalo Bettini
(Diretora)
Ione Gustavo Pratti (Coordenadora Pedagógica)

Horário de Atendimento da Secretaria

Manhã - 8 às 10 horas
Tarde - 14 às 16 horas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Semana do Índio em Nossa Escola

            O dia do índio é comemorado em 19 de abril. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.
            A população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito, pois foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos.
            Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram uma população grande de índios espalhados pelas nossas terras, eram aproximadamente seis milhões.
            O modo de vida dos índios é bem diferente do homem, pois vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas, que recebem o nome de oca. Alimentam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e para o seu dia-a-dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.
            Esses povos foram escravizados pelos portugueses, contaminados com doenças que não conheciam, além de morrerem por maus tratos e tiros quando tentavam fugir, o que fez reduzir em grande quantidade parte de sua população.
            Os portugueses trocavam informações com os índios através de gestos, mostrando-lhes como era a sua cultura, sua forma de viver, mas exigiam destes que atendessem suas vontades e necessidades.
            Hoje em dia a quantidade de índios está aproximadamente em torno de 280 mil, mas, em razão da melhoria de suas condições de vida, há um crescimento populacional desse povo.
            Existe um órgão do governo federal que cuida dos interesses dos povos indígenas, preservam suas riquezas e sua cultura. A FUNAI - Fundação Nacional do Índio - cumpre com o disposto na Constituição Brasileira de 1988.
            Esta semana nossos professores proporcionaram aos alunos várias atividades referentes ao índio, onde foi adquirido cultura e aprendizado.
            Agradecemos à toda Equipe de Nossa Escola pelo brilhante trabalho!!!





Professores de Nossa Escola participam da Capacitação Socializando e Aprendendo com Estímulos Táteis

         A Shantala é uma massagem que todos podem fazer, é simples de aprender e é um tipo de massagem que podemos fazer sem ter qualquer tipo de conhecimento de anatomia. É uma massagem que não tem qualquer tipo de manipulação ou trabalho muscular, apenas uma série de suaves e relaxantes movimentos. Esta massagem pode ser definida como uma técnica natural de tocar e de se relacionar com o bebê, pois é muito simples e caracterizada pelos seus movimentos rítmicos numa sequencia de toques, o que faz com que o bebê relaxe e aumente o seu sentido de segurança, melhora os padrões de sono assim como o seu sistema imunitário, promove também o desenvolvimento emocional, proporcionando descanso em partes ou no corpo todo, é utilizada por muitas culturas para promoção e restauração da saúde.

Agradecemos a Professora Roseli Martins que através da Secretaria de Educação proporcionou este momento de aprendizado para nossa equipe.













terça-feira, 17 de abril de 2012

A PÁSCOA CHEGOU EM NOSSA ESCOLA....

Na Interação dos alunos da Escola Araci, durante a semana de Páscoa, aconteceu um momento mágico!! Os professores e alunos do período da manhã e da tarde, apresentaram um lindo musical ! As crianças ficaram encantadas! Depois para finalizar, os alunos levaram para casa lindas lembranças confeccionadas pelos professores com delicioso chocolate!!




quinta-feira, 29 de março de 2012

Dia do Circo

Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
Os professores Marcelo, Marília, Margaret, Bárbara e Juliana do período da tarde promoveram uma interação com toda a escola montando um picadeiro e divertindo as crianças com várias brincadeiras e palhaçadas. FOI UMA TARDE DELICIOSA!








quarta-feira, 28 de março de 2012

“Baú Itinerante”

Na última sexta-feira nossa escola recebeu o “Baú Itinerante”, um Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que tem por objetivo criar condições para a leitura no contexto da escola, onde os alunos possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais através de uma leitura prazerosa.
As professoras Juliana (Maternal II B) e Margaret (Maternal II A) encenaram uma peça teatral, onde o Baú foi apresentado de forma lúdica e prazerosa deixando todos os alunos encantados.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Mordidas na Infância

Segundo Sigmund Freud, o estágio mais primitivo de desenvolvimento da criança é quando as necessidades, percepções e modos de expressão dela estão originalmente concentrados na boca, lábios, língua e outros órgãos relacionados com a zona oral. As crianças na idade oral ainda não verbalizam (falam,) com fluência e a linguagem do corpo acaba sendo mais eficaz. Nesta fase ela é egocêntrica, o que significa que imagina que o mundo funciona e existe por causa dela. Portanto, em sua concepção, tudo o que deseja deve ser prontamente atendido e, quando isso não ocorre... “Nhack.”
A mordida é uma das primeiras formas de relacionamento, seja pela disputa de objetos ou pela atenção; o que a criança deseja ao morder um amiguinho não é agredi-lo, mas sim obter de forma rápida algum objeto ou chamar atenção. Pais e educadores devem entender que a liberdade para a disputa é fundamental para o desenvolvimento humano, mas é claro que devem se empenhar para que esse comportamento seja controlado, incentivando a criança a utilizar sempre a linguagem verbal.
A passagem da fase acontece de forma gradativa, quando a criança sai do egocentrismo e começa a descobrir o prazer de brincar com o outro, quando se inicia o processo efetivo de socialização e conforme as crianças crescem, elas aprendem a controlar suas emoções e se expressar através da fala, deixando a mordida de lado. “O importante é que tanto a escola quanto os pais saibam usar este momento para ensinar á criança regras de convivência, entendendo que a mordida é reflexo de uma fase da infância e que faz parte do desenvolvimento dela”.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Inovando Ações

A partir deste ano a Escola Araci conta com mais um recurso pedagógico inovador, a Comissão de Projetos.
            Formada pelas professoras Bárbara da Paz Martins, Camila Prado Libanori, Cintia Lidiane Estanagel Teodoro, Patrícia Palma Juliani, Sandra Aparecida Rinaldi, Simone dos Santos Lima, sob a orientação da Coordenadora Pedagógica Nilma Aparecida de Deus Moya e supervisão da Diretora Célia Regina Búfalo Bettini.
            A Comissão de Projetos tem como objetivo analisar, comentar e acrescentar ações nos projetos existentes na Unidade Escolar, assim como elaborar novos projetos que envolvam o corpo discente, docente, família e comunidade, tornando um meio facilitador de aprendizado e conhecimento para todos os envolvidos.